top of page
Análise Ergonômica do Trabalho
MUITO MAIS DO QUE SÓ ATENDER A LEGISLAÇÃO
100% alinhada com a NR-17
A Análise Ergonômica do Trabalho - AET, conhecida normalmente como “Laudo Ergonômico” é um documento elaborado a partir do estudo dos processos industriais,dos ambientes de trabalhodo, do envolvimento das pessoas,onde um dos destaques é a observação quanto ao atendimento das determinações da Norma Regulamentadora NR 17-Ergonomia, com relação a organização do trabalho.
Veja mais
Abaixo você conhece um pouco mais sobre os principais aspectos analisados na AET
Normas de
Produção
Referem-se a todas as normas, escritas ou não, explicitas ou não, que o trabalhador deve seguir para realizar a tarefa.
Modo Operatório
Refere-se as atividades e operações que devem ser executadas para se atingir o resultado final, o objetivo da tarefa.
Exigência de Tempo
É analisada a consideração ou não quanto à questão de variabilidade, de incidentes e de atrasos inevitáveis e também a margem de liberdade do trabalhador.
Conteúdo de Tempo
Verificação de tempos produtivos versus improdutivos e a existência ou não de tempo de recuperação de fadiga.
Ritmo de Trabalho
Um ritmo de trabalho acelerado dispensa explicações. Atenção especial é dada à possibilidade de auto-gerenciamento como mecanismo de regulação.
Veja quem se beneficia de uma AET
A principal demanda que uma AET deve cumprir é melhorar o AMBIENTE e as CONDIÇÕES DE TRABALHO para atender as características individuais das PESSOAS. Essa por si só deveria ser uma justificativa para investir em ergonomia.
AS PESSOAS
O SESMT
Uma AET quando bem feita, gera informações como: descrição dos processos, análise entre TAREFA e ATIVIDADE, classificação do risco ergonômico o que ajuda o departamento jurídico em aspectos como: caracterização quanto ao desvio ou o acúmulo de função, eSocial, Nexo Técnico, Gestão do FAP/SAT, abertura de CAT, processos trabalhistas.
O JURÍDICO
A AET junto com o PPRA/LTCAT e o PCMSO é a base mais importante a qual um profissional de SSO deveria focar suas ações. É a partir desses programas que um PLANO DE GESTÃO deveria ser elaborado. E desses três a AET é sem dúvidas a que mais impacta nos resultados da GESTÃO DE SSO.
O RH
Os princípios de uma PRODUÇÃO ENXUTA que reduz os aspectos que não agregam valor ao produto tem total relação com a AET, quando a metodologia aplicada integra os dois conceitos: ERGONOMIA + MELHORIA DE PROCESSOS. Essa é a melhor forma de balancear produtividade com saúde e segurança.
A PRODUÇÃO
A base para montar uma MATRIZ DE CAPACITAÇÃO, estruturar um PLANO DE CARREIRA, criar procedimentos de INCLUSÃO SOCIAL é facilitada quando a área de Recursos Humanos consegue visualizar a lacuna que existe entre o trabalho prescrito e o trabalho real.
A AET é o melhor meio para isso.
A QUALIDADE
As melhorias de conforto e adequação de iluminância encontradas em uma AET é só a ponta do ICEBERG, quando falamos nos benefícios trazidos para a área da Qualidade. Outros aspectos como: ergonomia cognitiva, EFICIÊNCIA na prevenção de fadiga em trabalhos de precisão, são GANHOS MAIS PROFUNDOS.
O custo quando se tem que adequar um projeto depois de pronto chega a ser 9 vezes maior do que quando se prevê ainda na fase de desenvolvimento. Uma AET pode e deve ser trabalhada na etapa de desenvolvimento: ErgoDesign. É nessa fase que uma equipe multi e interdisciplinar consegue prever todos os pontos necessários para que tudo dê CERTO DA PRIMEIRA VEZ.
OS PROJETOS
A DIREÇÃO
O maior investimento que uma empresa pode fazer para os seus funcionários é dar condições de trabalho e garantir os recursos necessários para o desempenho do trabalho. Uma AET que tenha um plano de ação customizado, garante com que esses pontos sejam atendidos. Além desses ganhos, a IMAGEM DA EMPRESA JUNTO A SOCIEDADE se destaca.
Além dessas importantes informações que ajudam diferentes gestores na tomada de decisões, a análise é feita por atividade e de forma a atender as demandas do e-Social
Levantamento prévio das atividades que serão analisadas, identificação e reformulação da demanda.
Kick-off com os gestores, antes de iniciar os trabalhos.
Descrição dos processos produtivos utilizando técnicas de Engenharia de Produção.
Entrevista semi estruturada com trabalhadores, supervisores e gerentes.
Levantamento de informações com filmagens e medições (dinamometria, iluminação etc).
Sistema de Qualidade que garante que 100% do trabalho seja revisado.
Validação do plano de ação com os gestores envolvidos antes da entrega final.
Trabalho entregue individualmente - por atividade - com identificação que permite a rastreabilidade do documento, impresso em papel fotográfico e disponível em meio digitalizado (Clouding Computing).
Estamos aqui para atendê-lo!
(11) 4582-3232
(11) 94783-3030
(11) 99520-8445
Siga-nos no Facebook
Av. Luiz José Sereno, 1051 - Sala 3
Eloy Chaves - Jundiaí - SP
Contato
bottom of page