Gestão de Ergonomia
Nosso modelo engajador
Muitas empresas tem estabelecido sistemas de gestão para qualidade, produtividade, segurança, meio ambiente, e outras áreas da operação. A Ergotríade pode assisti-los desenvolvendo e implementando um processo sustentável de ergonomia que irá se integrar perfeitamente com o seu método e cultura existentes. Nós conseguimos alcançar isso através de 7 passos que chamamos de Sistema de Gestão 7G.
Análise
Ergonômica
Passo 1
Passo 2
Mapeamento
Biomecânico
Entendendo qual o cenário atual e identificando os
pontos críticos da empresa.
O primeiro passo para implantar um sistema de gestão é conhecer profundamente os processos de trabalho, identificando os pontos críticos e determinando por onde o trabalho irá começar, para eliminar ou na impossibilidade de, mitigar os riscos existentes.
Mapeando cada atividade para ajudar na tomada de
decisões mais assertivas
A informações expostas em uma AET não são, ou não deveriam ser, as mesmas que encontramos em um Laudo Pericial. Falar em doença (diagnóstico nosológico) em uma AET pode ser uma decisão errada. O Mapeamento Biomecânico cumpre essa função e dá respaldo em: gestão da NR-07, retorno ao trabalho, gestão de rodízios, gestão do FAP/SAT...)
Passo 3
Análise de
Processo
Passo 4
Estudos
Ergonômicos
Passo 5
Time de
Ergonomia
Passo 6
Treinamentos
Passo 7
Assessoria e
Consultoria
Produtividade não precisa ser sinônimo de problemas ergonômicos.
Quando os conceitos do Lean Manufactoring - Produção Enxuta - são alinhados com os da Ergonomia é possível maximizar os ganhos. Ambientes de trabalho e processos mais ergonômicos com certeza favorecem a produtividade de qualquer empresa.
Se você acha que treinar pessoas é caro, experimente deixá-las na ignorância.
A base para o sucesso e manutenção de qualquer sistema de gestão são as pessoas. O treinamento deve estar presente em diferentes etapas e níveis dentro da empresa. Quando cada um entende o seu papel dentro do todo e de que forma seus conhecimentos, habilidades e sua atitude pode somar, o engajamento e a cinergia é muito maior.
Nosso trabalho não termina na entrega de um documento.
Através da assessoria e consultoria, nós tiramos o peso da ergonomia dos ombros das pessoas que precisam se dedicar a outros tantos assuntos. Seja na implementação de cada passo descrito acima ou no desenvolvimento personalizado de um programa de ergonomia, fazemos com que os KPIs sejam alcançados. E se você não tem KPI para controlar a gestão da ergonomia da sua empresa, não se preocupe, nós ajudamos vocês a desenvolver.
Se aprofunde naquilo que deve ser aprofundado.
Ergonomia deve ser trabalhada sob demanda. Essa é a primeira lição ensinada em cursos de ergonomia. Muitas vezes a AET traz luz a aspectos que merecem um estudo mais profundo. A partir desses recortes nos debruçamos sobre projetos de diferentes naturezas: estudo de fadiga com frequêncímetro cardíaco, estudo de dinamômetria, estudo de iluminância NHO11, estudo para adequação de imobiliários, acessibilidade...
Conteúdo, Conhecimento e Aprendizado On Demand.
O maior e mais comum problema que toda empresa enfrenta, seja qual for o tamanho e a estrutura é a falta de tempo. O cenário ideal é que cada pessoa pudesse escolher: quando, onde e como irá estudar. Através da Ergotríade School, uma plataforma de ensino em ergonomia, os gestores e operadores da empresa tem acesso a aulas de ergonomia. Dessa forma nunca param de aprender, no seu tempo.